terça-feira, 29 de junho de 2010

Sonhos na visão de Freud

            O conteúdo onírico é de suma importância para a compreensão do inconsciente de quem o produz.  Por isso a Psicanálise vê com tanta atenção este produto da mente, que é o sonho.  Gastão Pereira da Silva define o sonho de uma forma que bem demonstra sua relevância. 

           "Uma função psíquica encarregada de compensar, de suavizar, de substituir uma realidade que nos  é  hostil por  outra totalmente  diferente, onde um novo mundo se descortina  diante  da alma e onde todas as nossas ações parecem absurdas justamente porque as mais censuráveis na sociedade em  que  vivemos gozam enquanto dormimos de uma espécie de liberdade condicional quando se expandem nos sonhos."     
            As descobertas de Freud, de que os sonhos têm um conteúdo psicológico fundamental revolucionaram o estudo da mente.  Antes os sonhos eram tidos como meros efeitos de um trabalho desconexo provocados por estímulos fisiológicos.  Os conhecimentos desenvolvidos por Freud trouxeram os sonhos para o campo da Psicologia e demonstraram que estes são somente a realização de desejos, disfarçados ou não, satisfeitos em pleno campo psíquico.

            Podemos sintetizar a teoria psicanalítica dos sonhos da seguinte maneira:  a experiência subjetiva que aparece na consciência durante o sono e que após o despertar chamamos de sonho é apenas o resultado final de uma atividade mental inconsciente durante este processo fisiológico que por sua natureza ou intensidade ameaça interferir com o próprio sono.  

             Chama-se sonho manifesto a experiência consciente, durante o sono, que a pessoa pode ou não recordar depois de despertar.  Seus vários elementos são designados como conteúdo manifesto do sonho. Os pensamentos e desejos inconscientes que ameaçam acordar a pessoa são denominados conteúdo latente do sonho.  As operações mentais inconscientes por meio das quais o conteúdo latente do sonho se transforma em sonho manifesto, chamamos de elaboração do sonho.

Um comentário:

  1. Eu sou um estudioso afinco dos sonhos, pois lembro muito dos meus! Tem um livro espetacular sobre isso, o ultimo livro do Jung "O Homem e seus Símbolos" esse livro é ótimo para quem já é estudioso do assunto e para quem recém esta começando! Eu tenho até um caderno especial para escrever os sonhos que eu acho mais interessante! Tenho um show onde controlo a força do leão, um sonho onde aprendo isso com um mago! Sonhos dizem muita coisa.

    Parabéns pelo post.


    Luz na mente e Paz no coração.

    ResponderExcluir