segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Arquitetura Organicista

Muitos arquitetos buscam a expressão orgânica na arquitetura. Este conceito está relacionado ao termo organismo. Chamamos organismo tudo que tem vida, desde os seres mais primitivos unicelulares, através dos vegetais e animais até a complexidade do ser humano.

O que é um organismo? Quando podemos denominar algo como sendo um organismo? Quando possui vida, quando está em processo, ou seja, cresce e se mexe por força própria. Tanto o crescer como o mexer podem ser enquadrados em um único conceito - movimento.

A Arquitetura Orgânica procura sua expressão nesta característica da vida - o movimento. Existe porem um relacionamento mais íntimo entre a Arquitetura Orgânica e a vida. Como se caracterizam as formas de um organismo? Se observarmos um cristal de rocha por exemplo, uma composição de planos, arestas e superfícies lapidadas, podemos perceber nítidas diferenças entre suas formas, se comparadas com um vegetal. Em vez de planos retos o vegetal mostra uma composição de convexidades e concavidades unidas e emendadas por curvas. Estas formas são inerentes à vida.

Mas o que é vida? Um seixo de rio também possui formas redondas. Estas são resultantes do desgaste sofrido no percurso no leito do rio e da erosão contínua da água. É uma ação externa na superfície da pedra. No organismo vivo a ação do processo que origina as formas que o caracterizam é interna. Um processo, seja ele externo ou interno, sempre se manifesta no tempo. O tempo é um fator fundamental na formação do ser vivo. Mas o ser vivo também precisa da matéria para sua estruturação.

O que é a matéria? Em sua essência ela é superfície. A composição e configuração de suas superfícies determinam um espaço. A matéria é inerente ao espaço. Tempo e espaço formam o alicerce para a manifestação da vida. Já vimos anteriormente, no exemplo do seixo de rio, que a incidência do tempo na matéria, no espaço, é externa, de fora para dentro. Invertendo este processo de ação, a incidência do tempo no espaço de dentro para fora, leva-nos ao conceito de vida. O entrelaçar de tempo e espaço de dentro para fora tem como resultado a vida.

A tentativa do arquiteto que se identifica com a Arquitetura Orgânica é buscar na sua forma de expressão a integração de tempo e espaço. O resultado é o movimento, é o dinamismo na composição dos espaços. Ao usuário esta arquitetura propicia o bem estar e questões relacionadas à vida, apoiando e incentivando os processos vitais

De um outro ponto de vista, ainda temos a questão estrutural do organismo. No organismo vivo podemos distinguir características estruturais que não encontramos no reino mineral. Podemos subdividir o vegetal em membros distintos um do outro: a raiz, o caule e a folha. A raiz, uma das extremidades do vegetal, prende-se a terra apresentando características formais diferentes da folha, voltada para cima, direcionada à luz. Algo semelhante encontramos no reino animal com a seqüência formal de cabeça, tronco e membros.

Esta diferenciação estrutural do organismo vivo não se manifesta no reino mineral. A Arquitetura Orgânica, observada em detalhes, apresenta-se com elementos de características formais distintas como frente, meio e fundo. De outro ângulo distinguem-se as lateralidades ou a expressão formal da base da obra em contraste com a sua cobertura.

A arquitetura orgânica ou organicista é uma escola da arquitetura moderna influenciada pelas idéias de Frank Lloyd Wright. Apesar de ter surgido nos EUA, desenvolveu-se ao redor de todo o mundo.

O conceito do organicismo foi desenvolvido através das pesquisas de Frank Lloyd Wright, que acreditava que uma casa deve nascer para atender às necessidades das pessoas e do caráter do país como um organismo vivo. Sua convicção era de que os edifícios influenciam profundamente as pessoas que neles residem ou trabalham, e por esse motivo o arquiteto é um modelador de homens.

De uma forma geral, a arquitetura orgânica é considerada como um contraponto (e em certo sentido, uma reação) à arquitetura racionalista influenciada pelo International Style ou o conhecido funcionalismo, de origem européia.

Confira alguns projetos baseados na arquitetura orgânica:



2 comentários:

  1. Gostaria de saber as referencias das fotos referentes a arquitetura organica (arquitetos, datas, locais, etc). Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. As três primeiras fotos são de um projeto residencial conhecido como "Casa Caramujo", feito pelo arquiteto espanhol Javier Senosiain. É inspirado em um animal marinho, o nautilus, que possui no formato de sua concha a equação logarítmica derivada do quadrado áureo de Pitágoras. A quarta foto é o projeto de uma casa de campo feito pela empresa japonesa ARTechnic. Bom, a quinta foto é da famosa "Casa da Cascata" do maravilhoso arquiteto Frank Lloyd Wright. E a última é a proposta do Pascal Arquitetos quanto ao design do Pedregal Shopping Center na Cidade do México, que não sei ao certo se foi executado ou ficou só no papel. Mas jogando no Google esses dados que lhe passei você encontrará muita coisa. Espero ter ajudado, abraço.

    ResponderExcluir