quinta-feira, 24 de março de 2011

A mesquita das 57 cúpulas



Este é o monumento mais famoso de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. Foi dedicada ao Sheikh Zayed bin Sultán al Nahyan, fundador e primeiro presidente do país, falecido em 2004 e enterrado na mesquita. É a terceira maior mesquita do mundo e desde o ano de 2008 está aberta a visitantes não muçulmanos. Pode abrigar 30.000 pessoas e possui 57 cúpulas decoradas com mármore branco; sua fachada mede 90.000m².

“Da mesma forma que a lua tem impacto sobre as marés, queremos o impacto da lua para o edifício. Nossa idéia era criar um edifício que na lua cheia fosse iluminado com luz branca, porém com uma textura de qualidade evocativa de nuvens lentamente à deriva frente ao branco e ao negro”, dizem Speirs Jonathan e Associados, que projetaram a iluminação. Quando a lua está na fase minguante, em seu ciclo de 28 dias, cresce paulatinamente a iluminação azul na mesquita para indicar a escuridão. Na décima quarta noite, a mesquita é iluminada no azul mais profundo. O interior da mesquita é espetacular e possui maravilhosas obras com desenhos, como o maior tapete do mundo, de mais de 5.600m² e 47 toneladas, tecido totalmente a mão e no qual trabalharam mais de 1.300 iranianos. As colunas de mármore possuem belíssimos trabalhos em marchetaria formando figuras florais e a madrepérola também aparece em outras salas, fazendo com que esses temas se repitam aos milhares. A mesquita possui quatro minaretes de aproximadamente 107m de altura e 57 cúpulas decoradas com mármore branco, da mesma forma como a decoração interior.

Na construção da mesquita foram utilizados aproximadamente 220.000m² de pedra , o pátio está pavimentado com desenhos florais em mármore e ocupa uma superfície de 17.000m². Para a sua construção foram utilizados, entre outros materiais, 110.000m² de mármore Branco Sivec. Na antesala do salão principal o tapete é um prazer para os olhos e as flores que adornam as paredes são em relevo. Um imenso candelabro desce da cúpula principal e outros dois estão nas cúpulas menores. São enfeitados com centenas de cristais e pequenas luzes. É o maior candelabro de braços do mundo, de indústria alemã, com 10m de diâmetro e 15m de altura e foi feito em ouro, prata e cobre. O ouro é farto em seu esplêndido desenho.  No salão de orações fiéis e visitantes manifestam o seu respeito. Há muitos trechos do Alcorão distribuídos nas paredes para a leitura das pessoas ajoelhadas. No meio do salão há um púlpito elevado onde são lidas as orações. Quando anoitece em Abu Dhabi, uma tênue luz azul ilumina a mesquita Sheikh Zayed de ponta a ponta. Ela é vista de longe e a distância não diminui o impacto. Só pode ser admirada em silêncio, apenas com um suspiro.


Fachada principal




Maior tapete do mundo

Colunas de mármore

Temas florais em madrepérola





Antesala do salão principal

Candelabro principal


Salão de orações

Trechos do Alcorão

Nenhum comentário:

Postar um comentário