sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O sono e a saúde mental


Dormir bem é essencial para nos mantermos com boa saúde mental e física, gerando assim, melhor qualidade de vida. Uma pesquisa realizada na China confirmou o que já se sabia, que boas noites de sono influenciam positivamente na saúde física, e quando isto não acontece, a saúde mental pode ser afetada intensificando sintomas de distúrbios  psiquiátricos já existentes ou favorecendo seu surgimento. Daí a importância de ser levado a sério o ato fisiológico do dormir. No sono, existem 4 fases (adormecimento, sono leve, início do sono profundo, sono profundo). Em 1953 descobriu-se que o sonhar ocorre na fase de sono profundo, ocasião em que surge o fenômeno intitulado REM (Movimento Rápido dos Olhos).

A primeira fase é a de transição entre estar acordado e dormindo e na segunda as ondas cerebrais ficam mais lentas, durando em torno de 20 minutos. Na terceira o corpo começa a entrar no sono profundo e é fase rápida, ocupando em média 5% do tempo de sono, e é nela que o corpo se recupera do cansaço diário, havendo liberação de hormônios ligados ao crescimento, recuperação de células e órgãos. Na ultima fase são desencadeados os sonhos, e é o momento em que o cérebro faz uma espécie de faxina geral na memória fixando as informações importantes captadas durante o dia, e descartando os dados inúteis, e após10 minutos de REM, retorna-se ás fases do sono quieto.

Benefícios do sono sobre o organismo

Libera e repõe hormônios evitando a flacidez muscular e garantindo vigor físico, além de oferecer imunidade, pois no descanso o corpo libera interleucinas, que são substancias que atuam contra vírus e bactérias, há liberação de leptina, que é o hormônio controlador da sensação de saciedade, minimiza o estresse, livrando o organismo dos radicais livres, regula a memória, e fixa informações.

Quantidade necessária de sono

Não há formula para defini-la, vai depender de pessoa para pessoa. Prestando atenção na linguagem de nosso corpo poderemos determinar um hábito de sono adequado, verificando nossa necessidade de sono diário. A quantidade de sono muda com a idade, pois os bebês nos meses iniciais dormem até 18 horas por dia e aos 10 anos, crianças precisam de 9 a 10 horas por dia. Mais idade, menos sono. Os adultos geralmente dormem 7 horas e meia, e na velhice, seis horas são suficientes. Os idosos despertam ao ouvir qualquer ruído e o adormecer novamente se torna mais difícil, porque na terceira idade o sono profundo e o REM ocorrem em menor quantidade, tornando os idosos mais propensos ao despertar noturno. O ciclo de ficar acordado de dia e dormir a noite é regulado pelo chamado relógio biológico.

Para um dormir melhor

Faça exercício regulamente, beba com moderação, cuidado com os estimulantes (café, chocolate, chá), não fume (nicotina é estimulante) e mantenha horários regulares para dormir e acordar. Se tiver problemas para dormir à noite, uma alternativa para minimizar o fato é não dormir de tarde, deixando as preocupações e planos para outro momento (sugere-se escrever lista de coisas a serem feitas no dia seguinte, antes de deitar-se).

Não se deite após ter comido em excesso ou com fome, desenvolva um ritual de sono (rezar, escutar música ajuda a relaxar), e atividades na cama devem ser evitadas, como ler, falar ao telefone, comer. O ambiente deve ser agradável (quarto escuro, pouco barulho, boa temperatura, bons travesseiros e roupas de cama) e atividades de relaxamento muscular são oportunas (banho quente, sauna, alongamento e massagens).

O ato de caminhar não mais que 20 ou 30 minutos diários, natação, bicicleta ou prática de algum esporte 3 vezes por semana são atividades que favorecerão o alcance da meta de se chegar à cama bem relaxado. O melhor momento para realizar exercícios que beneficiem um bom sono noturno é pela manhã.

Alguns distúrbios do sono

Ronco, apnéia, insônia, bruxismo, são alguns. A insônia é algo muito difícil, pois afeta o sistema nervoso, e é por ele afetado. O individuo não pode ficar sem dormir, e  se não  consegue deve procurar ajuda médica/psiquiátrica, não sendo aconselhável a auto-medicação. Há  formas de combatê-la. Problemas físicos e emocionais podem estar ocasionando-a. Sendo de ordem transitória, de curto prazo ou de longo prazo, ela pode ser tratada e curada. Há formas que podem diminuir ou afastar a insônia. O alongamento feito antes de dormir, atuando diretamente nos músculos deixando-s relaxados, ajuda bastante, pois a sensação de desconforto e as dores provocadas pela tensão muscular dificultam o sono. Não sendo possível alcançar-se o sono, é aconselhável sair da cama e fazer algo relaxante, devendo haver retorno á ela  apenas quando se estiver sonolento. Manter rotina de hábitos para dormir, com horários para comer, tomar remédios, ou praticar atividades físicas, é necessário para se ter vida física e mental saudáveis.

MARIA TALLULAH CHEKER BEZERRA
PSICOLOGA GIPESRE


2 comentários:

  1. Boa tarde, minha querida amiga Hoffmann!!!
    Minha amiga, uma bela aula sobre a necessidade do sono para uma melhor saúde mental e física. Adorei o texto, a autora foi bem clara e explicativa sobre a necessidade, distúrbios, quantidade e os benefícios do sono.
    Parabéns pela excelente postagem!
    Tenha um dia maravilhoso e abençoado!
    Abraços com carinho e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  2. OI Hoffmann, algum tempo atrás li sobre a importância do sono para a nossa saúde e uma das coisas que em chamou a atenção foi o que tem no texto:
    iberação de leptina, que é o hormônio controlador da sensação de saciedade, minimiza o estresse, livrando o organismo dos radicais livres, regula a memória, e fixa informações.
    Existem, hormônios que só são liberados enquanto dormimos e outros quando acordamos.

    Uma boa noite

    ResponderExcluir