domingo, 22 de novembro de 2009

Ilusão de Ótica

O termo Ilusão de óptica aplica-se a todas ilusões que "enganam" o sistema visual humano fazendo-nos ver qualquer coisa que não está presente ou fazendo-nos vê-la de um modo erróneo. Algumas são de carácter fisiológico, outras de carácter cognitivo. Veja algumas ilusões interessantíssimas e teste sua mente:



Leia em voz alta o que está escrito no quadro abaixo:




Você deve ter lido "A bird in the bush". Se foi isso o que disse, você não viu que a palavra THE está escrita duas vezes.

Agora vamos brincar com algumas palavras: O que você vê?





Em preto você pode ler a palavra GOOD e em branco a palavra EVIL, pois dentro de cada letra preta existe uma letra branca.





Pode não ser perceptível à primeira vista, mas nos espaços em branco pode-se ler a palavra OPTICAL e na paisagem a palavra ILUSION.





A palavra TEACH reflete como LEARN.





Nessa imagem primeiramente se vê a palavra ME, mas se prestarmos atenção dentro da palavra em marrom podemos ler YOU.


Conte todos os "F" no seguinte texto:


FINISHED FILES ARE THE RESULT OF YEARS OF SCIENTIFIC STUDY COMBINED WITH THE EXPERIENCE OF YEARS.


Você provavelmente contou 3 ou 4, certo? ERRADO. Tem 6 "F". A razão por trás disso é que o cérebro não consegue processar todos o "OF". Incrível, não? Volte e olhe novamente. Qualquer um que contar todos os 6 "F" de primeira pode ser considerado um gênio.
Mais coisas sobre o cérebro, segundo a Universidade de Cambridge:

Só pssaoes epsertas cnsoeugem ler itso. Eu não cnogseui acreidatr que relmanet pidoa etndeer o que etvsaa lndeno. O pdoer fnemoeanl da mntee huamna, de aorcdo com uma psqueisa da Unvireisadde de Cmabrigde, não ipmrota a odrem em que as lteras em uma plavara etsão, a úcina cisoa ipmotratne é que a piremira e a útimla ltreas etseajm no lguar ctreo. O rseto pdoe etasr uma ttaol bnauguça e vcoê adnia pdoreá ler sem perolbmea. Itso pruqoe a mtene haunma não lê cdaa lreta idnvidailuemtne, mas a pvrlaaa cmoo um tdoo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário