terça-feira, 6 de outubro de 2009

Uma mente - Dois cérebros

Durante as últimas duas décadas cientistas têm tentado entender a origem do processo criativo. Perguntaram a mais de 10.000 pessoas de onde surgem suas melhores idéias e as respostas obtidas foram surpreendentes, especialmente considerando todo o tempo do dia que as pessoas passam no seu trabalho, 97% afirmaram que obtêm melhores idéias durante o banho, antes de dormir, quando não fazem nada, quando caminham, conversando, meditando, analisando, nas férias, tomando vinho ou em outras atividades diversas e apenas 3% afirmaram obter idéias no trabalho.

Por que isso acontece? Porque temos mais de um cérebro. Um "faz o nosso trabalho" e o outro se encarrega de gerar idéias criativas que não tem nada a ver com o trabalho. Platão foi o primeiro a postular, no mundo ocidental, a idéia de que há dois cérebros distintos na mente humana. A um destes aspectos chamou "Logistikon", a parte racional do ser humano e ao outro chamou "Nous", a parte intuitiva das pessoas. No Mundo Ocidental a maioria das pessoas não tinha idéia do que Platão queria dizer com essa teoria dos dois cérebros e basicamente a ignoraram por centenas de anos. Em contrapartida, no Oriente, as pessoas entenderam os princípios do lado esquerdo e direito do cérebro à sua própria maneira.

Depois veio a Era da Razão, seguida da Era Científica e começaram a surgir curiosidades acerca do que fazia com que as coisas funcionassem, inclusive o cérebro. No século XIX, os cientistas começaram a especular a respeito, até que se deram conta de que o cérebro era composto por duas metades ou "hemisférios", os quais provavelmente controlavem diferentes aspectos do organismo humano. Com o passar do tempo, uma série de teorias foram criadas sobre os "dois cérebros", muitas dessas estavam dentro do que Platão havia definido há 2.000 anos.

O lado esquerdo é onde controlamos o intelecto e está relacionado com o pensamento convergente, abstrato, analítico, calculado, linear, sequencial e objetivo - se concentra nos detalhes e nas partes de um todo. Esse lado produz pensamentos que são diretos, verticais, sensíveis, realistas, frios, poderosos e dominantes. Os engenheiros têm fama de usar esse tipo de pensamento.

O lado direito é onde controlamos a intuição e está relacionado com o pensamento divergente, imaginativo, metafórico, não-linear, subjetivo e se concentra no TODO das coisas. Esse lado produz pensamentos que são flexíveis, divertidos, complexos, visuais, diagonais, místicos e abstratos. Os artistas, músicos, inventores e empreendedores têm fama de usar esse tipo de pensamento.

Quando uma pessoa está no trabalho, na maior parte do tempo usa o lado esquerdo do cérebro. Se concentra nos detalhes, identifica problemas, procura soluções e obtêm informações. Lógica, praticidade e ordem são as leis do dia. Afinal, isto não é ruim, já que uma vez que o lado esquerdo do cérebro faz todo o "trabalho pesado", o lado direito pode emergir e criar uma idéia totalmente diferente, uma possibilidade fora dos padrões estabelecidos. Mas o lado direito do cérebro é "tímido", só funciona se for convidado a funcionar. E como convidamos o lado direito do cérebro a funcionar? Fazendo atividades que ele controla como caminhar, sair pra dar uma volta, inclusive pular ou correr. Quando seu corpo se move seu lado direito se ativa, Mozart fazia exercício antes de compôr. Escute música, ou melhor ainda, toque. Especialmente músicas sem letra ou cantadas em uma língua que você não entende. Yokimura Nakamatsa, inventor japonês com mais de 2.000 patentes registradas, escuta a nona sinfonia de Beethoven antes da fase de execução dos seus projetos. Desenhe, faça esculturas, pinte, faça representações visuais de seu objetivo ou idéia. Use o humor, o riso o libera da tirania da lógica e da linearidade. Visualize a solução que tanto está batalhando para encontrar racionalmente, veja com os olhos da mente. Saia do problema, não faça nada, reflita, medite, interiorize.

Necessitamos de ambos os lados, o truque é saber como nos mover fluidamente de um lado para o outro com facilidade. Teste: para que lado gira a bailarina?



Se pode vê-la girando no sentido dos ponteiros do relógio está utilizando o hemisfério direito do seu cérebro. Se conseguir ver a figura girar no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio então está utilizando o hemisfério esquerdo do seu cérebro. Algumas pessoas podem vê-la em ambos os sentidos, outras conseguem vê-la girar somente em um só sentido. Se consegue ver a figura girar em ambos os sentidos (um de cada vez) dezem os experts que seu QI está acima de 160.

Funções do lado esquerdo do cérebro: emprego da lógica orientado a detalhes baseados em feitos, palavras e linguagem, presente e passado, matemática e ciência, pode compreender o conhecimento, reconhece ordem/percepção de modelos, conhece o nome de objetos baseado na realidade, formas de estratégia, prático e seguro.

Funções do lado direito do cérebro: usa os sentimentos, orientado a ver o panorama geral, imaginativo, símbolos e imagens, presente e futuro, filosofia e relegião, pode ampliar, crê e aprecia, percepção espacial, sabe a função dos objetos, baseado na fantasia, apresenta possibilidades, impetuoso, assume riscos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário