sábado, 10 de outubro de 2009

Os segredos do vinho

O vinho ajuda a combater os radicais livres e a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, AVC, diabetes e alguns tipos de câncer. Há muito se fala da importância do vinho em uma dieta saudável. Isto já vem desde os povos da antiguidade que usavam a bebida na mesa e com fins medicinais. De lá para cá, muitos estudos foram desenvolvidos e provaram os benefícios preventivos e terapêuticos da bebida. O primogênito destas descobertas é o resveratrol — um polifenol encontrado principalmente na casca da uva terapêutico e preventivo de doenças cardiovasculares que pode ajudar a diminuir os níveis de lipoproteínas de baixa densidade, também conhecidas como colesterol LDL (mau colesterol) e aumentar os níveis de lipoproteínas de alta densidade, o colesterol HDL (bom colesterol). É bom lembrar que o LDL é o principal responsável pela formação de placas nas artérias e riscos para a aterosclerose, que causa a obstrução dos vasos sangüíneos.

Fala-se também que o resveratrol favorece a produção, pelo fígado, do HDL, que ajuda a reduzir a produção do LDL e impede a oxidação do LDL circulante. Daí seu efeito antioxidante de extrema importância na proteção cardiovascular e até, como afirmam alguns cientistas, anticancerígeno. Mais recentemente, foi a vez da procianidina, outro polifenol encontrado nas sementes das uvas, que pode funcionar como vaso dilatador também na proteção do sistema cardiovascular, segundo o estudioso Roger Corder, do Instituto de Pesquisa William Harvey, em St. Bartholomew, e da Universidade de Londres, e autor do livro The wine diet (A dieta do vinho, em tradução livre).

Em entrevista, publicada na revista Nature Podcast, de novembro de 2006, Corder afirmou que o resveratrol não é o maior responsável pelos benefícios do vinho. Ele diz que, na verdade, é a procianidina, um certo tipo de polifenol (substância que possui várias funções) que aparece em grande quantidade em alguns vinhos tintos mais jovens. “Beber vinho rico em procianidina melhora a função da camada interna que reveste os vasos sangüíneos, protegendo-nos contra as doenças cardíacas, AVC, diabetes, demência e alguns tipos de câncer”.

Confira a matéria publicada no Globo Repórter sobre os segredos do vinho:

Nenhum comentário:

Postar um comentário