segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Florescer da meditação

A meditação não é um método oriental; não é simplesmente uma técnica. Você não pode aprendê-la com descrições, mas somente praticando. Ela é um crescimento do seu viver total, resultante da sua busca do viver integrado.

A meditação não é algo que possa ser adicionado a você da maneira como você está. Ela não pode ser adicionada a você. Ela apenas pode vir até você através de uma transformação básica, pura mutação.

É um florescimento, um crescimento. Que é sempre do total, não uma adição. Assim como o amor, ele não pode ser adicionado a você. Ele cresce a partir de você, a partir da sua totalidade. Você tem que se permitir crescer em direção à meditação.

O silêncio geralmente é tomado como algo negativo, algo vazio, uma ausência de som, de ruídos. Esse mal entendido prevalece porque poucas pessoas já experimentaram o silêncio.

Tudo o que elas experimentaram em nome do silêncio é uma ausência de barulho. Mas o silêncio é um fenômeno totalmente diferente. É inteiramente positivo. É existencial, não vazio.

É um transbordamento, com uma música que você nunca ouviu antes, uma fragrância que não lhe é familiar, com uma luz que apenas pode ser vista pelos olhos internos. Não é algo fictício, mas uma realidade, aquela que já está presente em cada um de nós; apenas nunca olhamos para dentro.

Seu mundo interior tem seu próprio sabor, fragrância e luz. Ele é totalmente, imensamente e eternamente silencioso. Nunca houve qualquer ruído e nunca haverá. Nenhuma palavra pode chegar até lá, apenas você.

O verdadeiro centro de seu ser é o centro de um ciclone. O que quer que aconteça ao redor não o afeta. É um eterno silêncio: os dias passam, os anos e as épocas. Vidas passam, mas o eterno silêncio de seu ser permanece exatamente o mesmo - a mesma música silenciosa, a mesma fragrância do divino, a mesma transcendência de tudo o que é mortal, de tudo o que é momentâneo.

Não é seu silêncio. Você é silêncio. Não é algo que você possua; você está possuído por ele, e esta é a grandiosidade dele. Até você não está presente, porque até mesmo sua presença será um distúrbio. O silêncio é tão profundo, que não há ninguém, nem mesmo você. E este silêncio traz verdade, amor e milhares de outras bênçãos até você.

Crescendo em Sensibilidade
A meditação lhe trará sensibilidade, uma profunda sensação de pertencer ao mundo. É o nosso mundo - as estrelas são nossas e não somos estrangeiros aqui. Pertencemos intrinsecamente à existência. Somos parte dela, somos o seu coração.

Você se torna tão sensível que mesmo a menor folhinha de grama adquire uma imensa importância para você. Sua sensibilidade deixa claro a você que essa folhinha de grama é tão importante para a existência como a maior estrela.

Essa folhinha é única, insubstituível, tem sua individualidade própria. E essa sensibilidade criará novas amizades para você - com árvores, pássaros, animais, montanhas, rios, oceanos, estrelas e até com você mesmo. A vida se enriquece à medida que o amor cresce, que a amizade cresce.

Amor, a Fragrância da Meditação
Se você medita, mais cedo ou mais tarde você encontra o amor. Se você meditar profundamente, mais cedo ou mais tarde você começará a sentir um amor extraordinário surgindo em você, como você jamais conheceu. Uma nova qualidade em seu ser, uma nova porta se abrindo. Você tornou-se uma chama nova, e que agora deseja compartilhar com o mundo.

Se você amar profundamente, pouco a pouco você se conscientizará de que seu amor está se tornando cada vez mais e mais meditativo. Uma qualidade sutil do silêncio o está penetrando. Pensamentos estão desaparecendo, lacunas estão aparecendo. Silêncios! Você está tocando nas suas próprias profundezas.

O amor torna-o meditativo, se ele estiver na direção certa. A meditação torna-o amoroso, se ela estiver na direção certa. Você quer um amor nascido da meditação, não nascido da mente. Esse é o amor sobre o qual continuamente falo. Milhões de casais, por todo o mundo, estão vivendo como se o amor estivesse presente. Eles estão vivendo num mundo de "como se". Logicamente, como podem estar contentes?

Estão esvaziados de toda a energia. Estão tentando conseguir algo de um amor falso; ele não pode cumprir o prometido. Daí a frustração, o tédio sem fim, as reclamações constantes, as lutas e competições entre os amantes.

Ambos estão tentando fazer algo impossível: tornar seu caso de amor em algo eterno, uma utopia. Ele surgiu da mente, a qual não pode lhe dar sequer um vislumbre do eterno.

Primeiramente, entre na meditação, porque o amor resultará da meditação - o aroma essencial da meditação. A meditação é a flor, o lótus de mil e uma pétalas. Deixe-o abrir-se. Ajudá-lo a se mover na dimensão da verticalidade, da não-mente, do não-tempo.

Então, subitamente você verá que a fragrância está presente. Ela é eterna e incondicional. Então não é nem mesmo dirigida a alguém em particular. Não é um relacionamento, é mais uma qualidade que o circunda. Nada tem a ver com o outro. Você é amoroso, você é amor, então é eterno. É a sua fragrância.

Esse aroma sempre esteve em volta de um Buda, de um Zarathustra, de um Jesus. É um tipo totalmente diferente de amor, é qualitativamente diferente.

Buda definiu compaixão como "amor mais meditação". Quando o seu amor não é apenas um desejo pelo outro, não é apenas uma necessidade. Quando é um compartilhar.

Quando seu amor não é o de um mendigo, mas o de um imperador, que não está pedindo alguma coisa em troca, mas está pronto para apenas transbordar. Sem direcionar, mas pelo simples fato de estar pleno, preenchido de auto-amor.

Então, acrescente a meditação a ele e a fragrância pura será liberada, o esplendor aprisionado será liberado.

Isto é compaixão, um fenômeno de amor espontâneo, transbordante. O seu óleo essencial sendo sublimado por todo lugar que passa.

O sexo é animal, o amor é humano, a Compaixão é Divina.

O sexo é físico, o amor é psicológico e a Compaixão é Espiritual.

Portanto, a felicidade de viver em Compaixão é uma conquista Espiritual.

Absolutamente sem razão alguma. Você subitamente se sente feliz. Na vida comum, ficar feliz exige motivos. Mas essas felicidades não podem durar. São momentâneas, não permanecem. Se a sua alegria é causada por algo, ela desaparecerá. Breve você voltará a ficar triste, ansioso. Todas as alegrias o deixam em profunda tristeza.

Mas existe um tipo diferente de alegria. Subitamente você está feliz, sem razão alguma. Você não sabe responder o porquê. Eu não posso responder porque estou feliz. Não existe uma razão. É simplesmente um fato, uma comprovação. Esta felicidade não pode ser perturbada. Agora, o que quer que aconteça, ela continua. Ela está presente, dia-a-dia. As circunstâncias mudam, mas ela permanece, então, certamente, você está chegando mais perto do Estado de Buda. A felicidade é uma conquista espiritual.

OSHO do livro Meditação - A primeira e última liberdade - Ed. Shanti

Nenhum comentário:

Postar um comentário