sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Pintura de rua em 3D

Kurt Wenner é um artista e Mestre Arquiteto famoso por inventar desenhos tridimensionais em tons de pastel. Também conhecido como: 3D Street Painting, 3D Pavement Art, 3D Chalk Art, ou 3D Sidewalk Art, uma forma de arte anamórfica.

Anamorfismo é geralmente considerado uma forma de ilusão, mas é a continuação lógica matemática de perspectiva.
Uma vez conhecidos como madonnari, artistas de rua desenharam a arte efêmera por séculos.

Atualmente, Kurt Wenner está escrevendo uma história sobre Street Painting, explicando como a arte de rua e de calçadas transformou-se em uma forma de mídia espetacular, muito popular em propagandas, publicidades e numerosos festivais de rua pintura.

Um Madonannaro ou artista de giz na Itália pode ser um "strassenmaler" na Alemanha, um artista de rua nos Estados Unidos, mas a pintura de rua e arte na calçada foram transformadas irreconhecivelmente.

Enquanto estudava arquitetura clássica e perspectiva, Kurt Wenner aplicou os princípios do desenho clássico e design para a calçada, transformando completamente a forma de arte.

"Obras-primas em Chalk" foi o documentário da National Geographic que estabeleceu o 3D Street Painting como uma nova forma de arte, mas só depois de 15 anos poderiam outros artistas (com o auxílio de programas de computador) replicar as ilusões. Hoje, artistas como Julian Beever, Stader Manfred, Edgar Muller e vários artistas, criam desenhos tridimensionais originais e, por vezes, imitam obras de Kurt Wenner.

Na verdade, os artistas do 3D têm os vestígios do seu trabalho voltados para a arte de rua de Roma, em 1982, quando Kurt Wenner transformou a geometria complexa da arquitetura clássica italiana em uma nova forma de arte popular. São chamadas de pinturas de rua ou arte na calçada se têm uma ilusão tridimensional que pode ser rastreada até os desenhos a pastel de Kurt Wenner.
Além de criar 3D Street Painting para publicidade e propaganda, Kurt Wenner projeta arquitetura residencial e trabalha com design de interiores luxuosos.

Veja abaixo alguns dos trabalhos do artista:



























Um comentário: